SOU A BRUXA JADE FÊNIX

Uma bruxa de muito conhecimento, onde firmo meu respeito a todos os mestres da MAGIA.

Os segredos das BRUXAS estão dentro delas mesmas, e os registros dessa sabedoria estão nos Grimórios e Pergaminhos...

Mas entre...Vasculhe...Se gostar volte sempre!



BRUXA JADE FÊNIX

sexta-feira, 20 de maio de 2011

"Tributo á Hécate,Deusa Tríplice,Deusa Negra,Guardiã de tod@s Brux@s"


Hécate:
Divindade filha dos titãs Perses e Astéria. Hécate, em grego, significa “a distante” (embora alguns atribuam a origem do nome a palavra egípcia Hekat que significaria "Todo o poder", já que supostamente Hécate teria originado-se em mitos do sudoeste asiático que fora assimilada para a religião greco-romana mais tarde) mas era conhecida como a mais próxima de nós, pois se acreditava que, nas noites de lua nova, ela aparecia com sua horrível matilha de cachorros fantasmas diante dos viajantes que por ali cruzavam. Ela enviava aos humanos os terrores nocturnos e aparições de fantasmas espectros. Também era considerada a deusa da magia e da noite, mas em suas vertentes mais terríveis e obscuras. Era associada a Ártemis, mas havia a diferença de que Ártemis representava a luz lunar e o esplendor da noite. Também era associada à deusa Perséfone , a rainha dos infernos, lugar onde Hécate vivia.
Dada a relação entre os feitiços e a obscuridade, os
magos e bruxas da Antiga Grécia lhe faziam oferendas com cachorros e cordeiros negros no final de cada lua nova. Era representada com três corpos e três cabeças ou um corpo e três cabeças. Levava sobre a testa o crescente lunar (tiara chamada de pollos), uma ou duas tochas nas mãos e com serpentes enroladas no seu pescoço. Os romanos assimilaram Hécate a Trívia, deusa das encruzilhadas, embora a relação dada entre ambas não seja tão perfeita como em outros casos da mitologia. Os marinheiros consideravam-na sua deusa titular e pediam-lhe que lhes assegurasse boas travessias. Hécate era uma divinidade tripla: lunar, infernal e marinha.
Hécate se uniu primeiramente com
Fórcis e foi mãe do monstro Cila e depois com Aestes, de quem gerou a feiticeira Circe. Em outros mitos, Cila era uma ninfa que foi transformada por Circe num monstro marinho. O cipreste estava associado a Hécate. Seus animais eram os cachorros, lobos e ovelhas negras. Suas três faces simbolizam a virgem, a mãe e a senhora. Ela transmite o poder de olhar para três direcções ao mesmo tempo. Esta deusa sugere que algo no pasado está amarrando o presente e prejudicando planos futuros.
Com o fim do matriarcado na
Grécia, Hécate se tornou a senhora dos ritos e da magia negra. As três faces passaram a simbolizar seu poder sobre o mundo subterrâneo, onde morava, ajudando à deusa Persefone a julgar os mortos; a terra, onde rondava nas luas novas; o mar, onde tinha seus casos de amor. Esse tríplice poder de Hécate é comparável ao tríplice domínio sobre o mar, a terra e o céu.
Nos mitos, seu papel foi sempre secundário. Participou da
Titanomaquia ao lado de Zeus, ajudou Deméter a procurar sua filha Perséfone quando esta foi raptada por Hades e enfrentou Hércules quando ele tentou enfrentar Cérbero, seu cão de companhia no mundo subterrâneo.
Outra definição
Hecate ou Hécate; é uma Deusa aparentada com Ártemis. Segundo Hesíodo é filha de
Astéria (Deusa estrelar) e Perses o Deus da Destruição. Astéria também conhecida por Ortígia, é irmã de Leto a mãe de Apolo e Ártemis; (Astéria é filha dos Titãs Ceos e Febe / Perses é filho do Titã Creios e de Eruríbia; e Euríbia é filha de Pontos e Gaia). Nesta versão Hécate, descende da geração de Urano, Gaia e Pontos, a tornando uma Deusa do Céu da Terra e do Mar. Mas também aparesce como filha de Nyx, a Deusa da Noite escura, o que torna Hécate uma eterna deusa da noite. Já acreditaram que Hécate fora outrora uma das Erínias, pois seus simbolos, são identicos (Tochas, serpentes, sombras, etc). Também já a citatram como uma das Moiras, pois tanto Hécate, quanto sua filha Circe, podem intervir nos fios do Destino. Permanece bastante misteriosa, caracterizada mais pelas suas funções e os seus atributos do que pelas lendas em que intervém. É portanto independente das divindades do Olimpo. Zeus conservou seus antigos privilégios e aumentou-os inclusivamente.
Hécate espalha por todos os Homens a sua benevolência, concedendo as graças para quem lhe pedem. Dá, nomeadamente a prosperidade material, o dom da eloquência nas políticas, a vitória tanto nas batalhas, quanto nos jogos. Proporciona peixe abundante aos pescadores; faz prosperar ou definhar o gado conforme quer. Os seus privilégios estendem-se a todos os campos ao invés de se limitar a alguns como é, em geral com todas as divindades. Invoca-se também muito particularmente como "DEUSA QUE NUTRE" a juventude, em pé de igualdade com os gêmeos Ártemis e Apolo. É também uma Deusa protetora das crianças, e enfermeira e curandeira de jovens e mulheres.
São estas as caracteristicas de Hécate na época antiga. Pouco a puco, a deusa adquiriu uma especialização diversa. Foi considerada como Deusa que preside a magia e os feitiços. Está ligada ao mundo das sombras. Surge aos magos e às feiticeiras com um archote em cada mão, ou sob a forma de diversos animais : (Égua, Cadela. Lobas. etc). É a ela que se atribui a invenção da feitiçaria, e a lenda incorporou-a na família dos magos por excelencia,
Circe, Eetes e Medéia. Com efeito, tradições tardias dizem que Circe é filha de Hécate e ora mãe, ora Tia de Medéia.
Medéia, se diz sacerdotiza de Hécate, e sempre está no altar da Deusa, em suas invocações. Hécate era uma divindade misteriosa, as vezes identificada com Ártemis (Deusa da Lua - explendor da noite de lua cheia; e as trevas e os seus horrores) as vezes com Perséfone (Hécate é a Deusa dos espéctros e fantasmas). É a deusa da bruxaria e do encantamento, e acreditava-se que Hécate vagava a noite pela terra, vista somente pelos cães, cujo o latido, idicavam a sua aproximação. Hécate, nestes passeios, estava sempre acompanhadapor seu séquito de Espéctros (entre eles
Empusa ).
Como feiticeira, Hécate preside às encruzilhadas(principalmente as tríplices,de 3 caminhos em forma de "Y" ou "T", que são lugares de eleição da magia. Aí se ergue a sua estátua, sob a forma de uma mulher de tres corpos, ou com tres cabeças. Estas estátuas eram muito abundantes nos campos da antiguidade e junto delas colocavam-se oferendas.
Hécate é também a Deusa dos caminhos, quem dava a humanidade, novos caminhos a serem seguidos. Deusa forte e poderosa por excelencia. Mãe também de
Skylla ou Cila, como Fórcis, na qual Circe transformara em terrível monstro.
Hécate é a deusa conhecida como DEUSA TRÍPLICE, pois domina nos céus, na Terra e no mar, e no mundo dos mortos. (Era Rainha do Erebo, na ausencia de Perséfone). Junto de Perséfone e Demeter, é uma das Grande Deusas dos mistérios de Elêusis.Frmando uma Trindade clássica com Perséfone e Deméter.Ao contrário da visão moderna pagã(neo-pagã) ,Hécate era a Donzela,enbquanto Perséfone era Mãe(ou Noiva) e Deméter a Anciã.Dizem que na versão Hesiódica, Hécate é o ressurgimento da Grande Febe.


- É a Deusa protetora dos sábios, filósofos e etc, É uma Deusa ligada fortemente aos aspectos intelectuais;- É a Deusa do eclipse lunar (Lua de Sangue) ,de todas fases da lua ,principalmente a Negra(Nova).Hécate é a Deusa dos feiticeiros, a senhora das encruzilhadas, onde se encontram os caminhos, assim temos o ponto de encontro entre diversas tradições e diversas linhas.Deusa sinistra, traiçoeira(com quem merece!), complexa e sábia, aquela que conhece os meandros da senda.Hécate não é só trevas mas também luz
Hécate,é uma das Deusa mais incompreendidas da Antiga religião grega,era Donzela da Luz, a Mãe de Todos,e Anciã das Trevas e principalmente a Deusa Negra!!!!!Ela é a Senhara da Lua em todas as suas fases principalmente a Negra!!!!!!!!!Senhoras das encruzilhas de 3 caminhos!!!!!!!!!!Aqui p/ vcs q realmente desejam conhecer e adorar Hécate vai algumas informações:


Aspectos de Hécate ;


Hécate Propylaia: Antes das PortasEste aspecto reflete Hécate como uma Deidade Guardiã. Guardando a entrada da casa ou a entrada do templo. Por razões pessoais, alguém poderia simplesmente fazer um altar pequeno (ou grande) do lado de fora da casa de alguém ou perto da porta de entrada dentro da casa. Poderiam ser permanentes ou temporários, dependendo das suas necessidades. Hécate afastará o mal e dará proteção àqueles que estiverem dentro da casa ou passarem pela porta ou o altar em si.


Hécate Propolos: guiaHécate neste aspecto age como uma guia para aqueles que se interessam por seus mistérios. Ela era vista liderando aqueles que desejavam entrar no Submundo para experimentar a morte simbólica e o renascimento. Até ressurgir, aquele que procura tinha uma transformação espiritual. O mito de Kore é um simbolismo deste aspecto. Hécate também é referenciada como o vínculo entre os mundos e pode ser chamada para ajudar com ou fazer uma transformação. Pode ser uma transformação espiritual e/ou mundana. Isso também está ligado ao aspecto de cima e de baixo.


Phosphoro: Aquela que é exposta pela luzEsse título foi dado a Hécate pelo fato de ela sempre ser mostrada segurando uma ou duas tochas. É a luz das suas tochas que guiarão aqueles que procuram entender os mistérios do submundo e também é a luz dos que procuram mudança em suas vidas, ou seja, um novo caminho. Isso também é feito em referência à condução das almas que não estão mais encarnadas no Submundo para aguardar o renascimento.


Hécate Kourotrophos: uma enfermeira para as crianças. Esse é um aspecto que pode ser invocado por vários motivos. Hécate pode dar assistência no que diz respeito à saúde de uma criança, ao parto e àqueles que ajudam no nascimento e/ou cuidam de crianças. Ela oferecerá proteção. Isso faz muito sentido já que Hécate está envolvida na condução e cuidado com aqueles que passaram desta vida, já que ela estaria muito envolvida em seus retornos na próxima vida e no seu bem-estar durante a transição.


Hécate Chthonia (Significa literalmente A Terra):É com esse título que temos a associação das encruzilhadas com Hécate. Também se refere a casa dela dentro da terra e sua habilidade de vagar por ela. Também se tornou o aspecto que é mais associado com Hécate em nossos tempos modernos. Este aspecto é aquele que procura pelas almas daqueles que passaram desta vida para guiá-las ao submundo. Esse também é um aspecto que está associado a Hécate Anciã. Neste aspecto, alguém pode receber a sabedoria da Terra, assim como Hécate tem a sabedoria de todos os mistérios da Terra. Este aspecto pode também ser utilizado para purificar e libertar (banir) coisas que sabemos que não são mais necessárias ou que estão atrasando nosso crescimento. Outros Aspectos:


Banimento:A pura verdade, Hécate ajuda facilitando finalizações. Imediatamente e diretamente ao ponto, mas a pessoa tem que estar preparada para aceitar as mudanças, mesmo aquelas que você não estava ciente de que precisava. Hecate limpará a casa e será de forma drástica, no momento que acontecer, sempre será para o seu bem, espiritual e fisicamente.


Começos:Hecate também facilita novos começos dentro de sua vida espiritual e terrena. Ela pode ser invocada diante de portas abertas que o conduzirão aonde você precisar ir.


Justiça:Hecate pode ser invocada para a Justiça. Entretanto, alguém deve ser completamente inocente ou também esperar que a Justiça seja concedida a você. Hecate é quem iguala a oportunidade.Deixo um “adendo” aqui. Somente evoque ou invoque-a se tiver certeza de que foi ou está realmente sendo injustiçado, pois neste aspecto Ela é categórica e atuará com total justiça, sem pesar quem está pedindo, mas a causa em si. Conseqüências drásticas podem ocorrer.


Proteção:Um dos aspectos antigos de Hecate é ser guardiã. Esse é especialmente verdadeiro no que diz respeito a crianças e aos anciãos. Hecate também guarda a casa de seus seguidores.


Guia:Hecate ajudará na condução espiritual e terrena, sempre guiando você por locais incomuns ou de conseqüências únicas. No caso de Suas sacerdotisas, Sacerdotes e seguidores Ela sempre aparece, marca Sua presença de alguma maneira mediante a necessidade e guiará os passos dessa pessoa, com toda a certeza.


Aquela que é exposta pela luz:Esta parte está ligada aos aspectos de proteção e guia de Hecate, como se alguém pudesse se envolver na luz de sua tocha para proteção. Quando tiver que tomar uma decisão difícil, Hecate, algumas vezes, utiliza a luz de sua tocha para mostrar a você o caminho para sair da situação, em sonhos e/ou meditação.
Donzela:Este aspecto é um dos seus aspectos originais. Alguém pode invocar este aspecto quando estiver precisando de uma luz, seja na vida ou a respeito de uma situação. Este aspecto é cheio de ação e não funciona bem para aqueles que ficam apenas sentados esperando algo acontecer. Então, esteja preparado para levantar e fazer algo a respeito, mudanças virão! Este aspecto também está ligado ao seu aspecto de “começos”. A fase mais forte da lua para trabalhar com este aspecto é a lua nova.


Mãe:Este aspecto é maravilhoso, principalmete se estiver com contratempos ou lidando com situações desagradáveis em casa ou com a família. Este aspecto também é como os últimos dois, oferece proteção, assim como todos os outros, deve-se tomar cuidado. Não pegue todos os motivos dos erros e acontecimentos todos para você, pois se assim fizer, será fortemente repreendida. A fase mais forte da lua para trabalhar com este aspecto é a lua cheia. Posso afirmar que é uma mãe surpreendente, educadora e com uma intensidade que não se vê por aí...


Anciã:Esqueça o leite e as bolachinhas deste aspecto. Aqui encontraremos muita sabedoria. Hecate não tolera indecisão e não passará a mão na sua cabeça. Se alguém estiver procurando por um conselho, é este o aspecto de Hecate a ser invocado, esteja preparado para obtê-lo agora, não quando for conveniente. A fase mais forte da lua para trabalhar com este aspecto é a lua minguante.


Deusa Negra:pune os criminosos e culpados,Senhora da Morte e da renovação, Deusa do resnascimento e tempestades,e nos revela quem realmente somos nos ligando a nossa sombra.Também é a Purificadora dos locais onde ocorrem crimes.


"Finalizando" Hecate pode aparecer em qualquer um desses aspectos ou em um no meio termo. Mas, seja lá qual forma ela escolher para se revelar a você, você deve estar preparado para ter as coisas sob controle. Como você pode ver, Hecate pode ser basicamente invocada durante qualquer fase da lua, e a qualquer momento entre elas. É uma Deusa completa, é tríplice, dura, mas adorável ao mesmo tempo, doa e retira, faz o julgamento necessário de todas as situações.Creio que o Ideal é sempre senti-la e conhece-la antes de ousar chama-la.


Seus Deuses Companheiros são Thanatos(Deus da Morte),Hipnos(Deus do Sono) e Morfeu(Deus dos Sonhos!!!Sim,Ela tem 3 Consortes porque Ela é Tríplice(Donzela,Mãe e Anciã) e não se satisfaz com um só!!(Ela é Uma das minhas,wow!)


Enfim (se Fosse falar Dela teria que lançar um Best seller!)!Hécate ,A Misteriosa Deusa das Sombras,Protetora de todos os Bruxos,Personificação da Lua e o Lado Negro do Princípio Feminino ,Grande Deusa da Natureza,Rainha da Noite,Deusa das Amazonas(se ligando a Diana),Rainha de todas as Forças Secretas da Natureza,Senhora da Vida,da Morte e do Renascimento,Patrona das sacerdotisas,Deusa das Bruxas,Lua,Escuridão,profecia,Magia,feitiçaria,encantamentos,vingança,proteção contra o mal,,revelação de eventos cármicos,riqueza,vitória,sabedoria,transformação,reencarnação,cães,


purificação,fins,escolhas,maldições,assombramentos,renovação,regeneração.encruzilhadas,Céus,Terra,Mares,Submundo.


É uma das Minhas Deusas Favoritas,Guardiã,Patrona,Mãe,Irmã,Avô,Amiga,Guia,Conselheira,Protetora


enfim levaria uma vida inteira só para falar sobre Ela aqui vai um poema( de minha autoria) para Minha Amável Salvadora(daquela ravina escura!):




"Oh Hécate ,tu que sussurras em minha mente,


Tu por quem me alma anseias fortemente,


Tu que és a Donzela da Luz,


Que me conduz,


Na fase crescente que me faz crescer,


E que me inspira vencer.




Tu que és a Mãe da Vida,


Que cura a ferida,


Na Lua Cheia trazendo Amor,


Me livrando da dor.




Tu que és a Anciã das Escuridão,


Que destrói toda Ilusão,


Banindo a ignorância,


Trazendo sabedoria sem arrogância.




Tu que és a Deusa Negra do Submundo,


Punindo todos criminosos do mundo,


Trazendo a Morte,


E detonando a má sorte.




Tu que és a Lua


Que ilumina a Rua,


A Deusa Nua,


Minha lealdade é Toda Sua."




Bençãos Triplas de Hécate à todos,Feliz Lua Cheia(tempo de oferecer bolos brancos em forma de Lua à Ela,nas encruzilhadas e de agradecimeno!!!!),Graças Hécate Trívia,Ave Hécate Antea !!!!Abençoados sejamos sempre!!!!!!!!!Abençoados somos!!!!!!!!!


ESTUDAR...ESTUDAR...ESTUDAR...
Beijos da Bruxa Jade Fênix

Um comentário:

  1. Minha cara. Tu escreves muito bem e com paixão sobre coisas que poucas pessoas conhecem ou tem acesso. Só não entendo porque tu paraste tua obra de pesquisas magníficas.
    Creio que me tornei teu fã. Um beijo carinhoso.
    José Maria

    ResponderExcluir