nos nossos dias. Os Pergaminhos Voadores do Amanhecer Dourado se editaram sob o título
Projeção Astral, Magia e Alquimia; está a ponto de ser publicada uma biografia de
MacGregor Mathers; e nos Estados Unidos foram publicados os rituais e instruções mágicas
de Mathers com o título The Golden Dawn, editado por F.I. Regardie.
Na sua juventude, Regardie atuou como secretário sem salário de Crowley;
Na atualidade é um distinguido praticante de medicina alternativa, cuja técnica combina os
métodos de manipulação da quiroprática ( um sistema semelhante à osteopatia) com a
vegetoterapia de Wilhelm Reich e certos exercícios de relaxação derivados das práticas da
ordem do Amanhecer Dourado.
Esta estranha amalgama que Regardie pratica na Califórnia é um bom exemplo da atitude eclética
da maioria dos magos norte-americanos atuais, que adotaram os métodos básicos de
MacGregor Mathers combinando-os com elementos extraídos de outras disciplinas como o tantra,
o taoísmo e sobretudo, a bruxaria contemporânea, cujas atividades aparecem ilustradas em todos
os jornais modernos.
Não deixa de ser paradóxico que os magos tenham procurado inspiração na bruxaria moderna pois
apesar de que os devotos deste culto afirmem insistentemente que a sua fé é a antiga religião
da idade da pedra, parece inquestionável que quase todas as variedades de bruxaria contemporânea
se originasse em tempos modernos, como resultado das atividades de um homem concreto,
o defunto Gerald Gardner, cuja suposta bruxaria consistia principalmente em elementos
extraídos da magia ritual.
Gardner assegurava que a bruxaria da Idade Média representava os resíduos sobreviventes de um
antigo culto da fertilidade, idéia que encontrou em A Bruxaria na Europa Ocidental (1921)
e outras obras de Margaret Murray.
Segundo ele, este culto teria sobrevivido até a época atual e ele próprio teria sido autorizado
a fazer certas revelações sobre o tema, e inclusive a iniciar indivíduos escolhidos.
Gardner executou estas iniciações:
Três simples cerimônias nas quais se conferem Três graus sucessivos de bruxaria entre
1950 e 1964, ano de seu falecimento.
Os Bruxos iniciados recebiam O LIVRO DAS SOMBRAS, um texto muito antigo, segundo Gardner,
mas de cuja origem moderna não existem dúvidas, dado que inclui uma versão modificada de um
poema de Kilpling, longos extratos da missa gnóstica de Crowley e o Livro da Lei,
e elementos tomados de Aradita, de Leland , uma obra do século XIX que trata da sobrevivência
de ritos pagãos e gnósticos em Toscana.
Por regra geral, os bruxos e bruxas britânicas encontram no Livro das Sombras de Gardner toda
a magia que poderíamos desejar, embora uns poucos foram incorporando gradualmente elementos
de magia ritual nos seus ensinamentos e cerimônias.
Na América do Norte, este processo foi mais acentuado, e são muitas as congregações que vão se
convertendo em autênticas fraternidades mágicas.
Por exemplo, a ordem (reconstruída) do Amanhecer Dourado, formada na costa oeste, e as
Bruxas Tradicionais Galesas, de Nova York, elaboraram complicadas sínteses de bruxaria
gardneriana, paganismo celta e magia ritual.
Estes magos levam muito a sério a sua tradição, mas consideram que se está viva, a mesma deve
ser capaz de absorver qualquer novidade compatível com ela;
por exemplo asseguram que se verdadeiramente existe a (energia orgônica) de Reich, se trataria
de algo semelhante à Luz Astral de Eliphas Lévi, e tudo o que as teorias de Reich tenham de
valioso deveria ser incorporado à tradição.
Do mesmo modo, se existem elementos do taoísmo compatíveis com a tradição ocidental
o I Ching, por exemplo, a tradição deve assimilá-los.
Esta falta de preconceitos, esta predisposição para aceitar o desenvolvimento e as idéias novas,
esta rejeição a qualquer forma de envelhecimento que apresente a tradição como a única verdade
e a única via para a liberação espiritual, auguram um bom futuro ao ressurgimento mágico no
Ocidente.
## MATERIAL PARA ESTUDO
&&& LIVRO DAS SOMBRAS DA BRUXA JADE FÊNIX
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