SOU A BRUXA JADE FÊNIX

Uma bruxa de muito conhecimento, onde firmo meu respeito a todos os mestres da MAGIA.

Os segredos das BRUXAS estão dentro delas mesmas, e os registros dessa sabedoria estão nos Grimórios e Pergaminhos...

Mas entre...Vasculhe...Se gostar volte sempre!



BRUXA JADE FÊNIX

sábado, 21 de maio de 2011

A RELIGIÃO DA BRUXA



Bruxaria
A Bruxaria é chamada de Arte, Ofício e até de religião, dependendo de alguns praticantes. O fato é que a Bruxaria é um conjunto de crenças pagãs com raízes lá atrás, nos primórdios da humanidade. Muitas bruxas chamam a Bruxaria de “A Velha Religião” justamente por isso (o termo tornou-se especificamente popular na Bruxaria italiana, chamada Stregoneria ou Stregheria), mesmo nunca tendo existido uma velha e unificada religião das bruxas. Novamente, o que temos hoje em dia é uma reconstrução do antigo.
Bruxas(os)
Uma Bruxa é uma pessoa que pratica ritos baseada no culto à Natureza. Hoje em dia, temos uma variedade de crenças e vertentes envolvendo o Paganismo e temos bruxas tanto politeístas quanto duoteístas (que celebram a Deusa e o Deus de forma genérica). Apesar de a Bruxaria antigamente ser vivida e criada em clãs ou entre familiares, aos poucos foram-se desenvolvidos grupos chamados covens e hoje em dia, com a mania de Bruxaria que tomou o mundo, há uma infinidade de praticantes solitários que buscam desenvolver seu conhecimento por si só, sem a ajuda de covens ou sacerdotes/isas. Alguns consideram a Bruxaria como uma religião, outros como um conjunto de crenças, outros como uma simples Arte ou Ofício que se utiliza da magia natural.
Stregheria“A Velha Religião”, “The Old Religion”, “La Vecchia Religione”. É a forma italiana da Bruxaria que também é pré-cristã, porém, com a difusão do Cristianismo, adotou diversos elementos da nova religião, tornando-a, de certa forma, bastante popular. No entanto, a Stregoneria mantém muitas crenças e práticas bastante similares à Bruxaria inglesa (divulgada por Gardner) e ensinamentos trazidos desde a época dos etruscos. Muitas bruxas italianas modernas são mulheres católicas que simplesmente continuam praticando sua nativa religião por costume familiar, mantendo a tradição. No Brasil, devido ao grande número de imigrantes italianos que recebemos nos dois últimos séculos, há uma herança forte relacionada à Stregoneria.
Religiões Reconstrucionistas
Desde que a Bruxaria e o Paganismo tornaram-se populares, muitas pessoas afirmam erroneamente que o que praticam são exatamente os mesmos ritos e cultos de milhares ou centenas de anos atrás, o que não poderia estar mais longe da verdade. Assim, o que temos hoje são reconstruções do antigo – não vivemos o Paganismo exatamente como viviam nossos antepassados, mas como vivemos hoje. Cada religião ou vertente pagã hoje em dia tem sua própria estrutura, crenças e pequenos detalhes que fazem dela um caminho particular, e nenhuma delas pode ser vista como “a verdadeira Bruxaria” ou “o verdadeiro Paganismo”. De fato, temos muitas invenções e misturas hoje em dia com o nome Bruxaria estampado na capa, mas estamos descartando essas abominações e falando apenas dos caminhos sérios. Existem diversas vertentes e cabe a cada um descobrir com qual se identifica mais, dentro do Paganismo, caso seja isso mesmo o que seu coração anseia. Não podemos deixar de olhar para o passado, pois ele é imprescindível para tudo o que estudamos, mas precisamos viver o presente, construir o futuro – deixar nosso legado para as gerações posteriores.
Reconstrucionismo é um termo geral para descrever essas religiões atuais que tentam reviver religiões ou práticas religiosas mais antigas. É uma continuação espiritual do que era o Paganismo antigamente.

ESTUDAR...ESTUDAR...ESTUDAR...

Beijos Bruxa Jade Fênix

Nenhum comentário:

Postar um comentário